segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Freak Show!! O Insano SCREAMING JAY HAWKINS Parte I

Quando fui escolher mais um músico do pós-guerra para colocar no blog tive problemas. São muitos de extrema importância e a escolha foi ficando difícil... Então, resolvi apelar ! Escolhi o mais estranho músico que surgiu nos anos 50: Jalacy J. Hawkins, mais conhecido por Screaming Jay Hawkins, o autor da clássica "I Put a Spell On You". Conheci sua obra quando fui pesquisar um dia sobre quem teria iniciado os shows teatrais com requintes de mistério e horror, mas no fundo, com muito humor. Cheguei então em Hawkins que nasceu em Cleveland, Ohio, em 18 de Julho de 1929. Ainda bebê sua mãe o abandonou em um orfanato e mais tarde seria criado por membros de uma tribo de índios Blackfoot. Com apenas 3 anos, Jay já tocava alguma coisa no piano “de ouvido”, levando sua madrasta a chamar um professor para ensina-lo. O professor não ficou por muito tempo ."Eu estava disposto a desenvolver minha própria técnica e talento", dizia. Aos 14 anos, juntou-se as forças armadas, mas encontrava oportunidades de praticar música."Eu ia a diferentes lugares com minha banda, tocando sax ou mesmo piano". Ele também foi boxeador e ganhou o famoso “Cleveland Amateur Golden Gloves Diamond Contest” e em 1949, tornou-se “Middleweight Champion of Alaska”. "Eu não conseguia cantar tão bem até que fui a um lugar em Nitro, Virginia" recorda, "Lá havia essa grande, grande, enorme mulher gorda… A mulher fazia o maior elefante parecer um lápis, de tão gorda que era ! Ela estava tomando Black and White e Jack Daniels ao mesmo tempo, e ela ficou me olhando, e disse: 'Scream baby scream Jay'. Aí disse a mim mesmo: ‘Você não queria um nome ? Aí está !’ ". Em 1952, deixa o exército e começa a procurar um caminho para ganhar dinheiro e sobreviver com seu talento e consegue seu primeiro emprego como vocalista, pianista, chofer e manobrista com Tiny Grimes, um guitarrista de Jazz e Blues. Jay então registrou pela primeira vez sua voz nas músicas : "Why Do You Waste My Time” e “Canadian Boogie". Começava ali a sua carreira de forma modesta e poucos anos depois teria seu valor reconhecido com uma histórica sessão de gravação, onde percebeu que tinha muito mais talento além de tocar piano e cantar... Mas isso é assunto para a próxima parte.

Nenhum comentário: