quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Robert Lockwood, Jr. (1915-2006)

Robert Lockwood Jr, faleceu no último dia 21 de Novembro. Lockwood estava internado recuperando-se de um recente derrame cerebral. Ele estava com 91 anos e ao lado de David "Honeyboy" Edwards era um dos últimos guitarristas tradicionais do estilo do Delta do Mississippi.
Robert Lockwood iniciou-se na música aos 11 anos de idade. O homem que morava com sua mãe e lhe ensinou os primeiros acordes e técnicas de blues foi ninguém menos que o lendário Robert Johnson ! Com um professor assim o garoto foi longe... Tocou e se apresentou com os mais diversos artistas ao longo da carreira, como por exemplo: Johnny Shines, Sonny Boy Williamson II, Sunnyland Slim, Honeyboy Edwards, entre outros. Gravou para diversas companhias e marcou presença juntamente com Sonny Boy no programa King Biscuit Flower Hour da rádio KFFA, uma emissora que revelou e apoiou muitos músicos do Sul.
Nos últimos 25 anos Lockwood foi figura marcante nas homenagens concedidas aos grandes mestres do Blues e conquistou muitos prêmios. Os mais importantes foram:
  • W.C Handy Awards como "Melhor Álbum de Blues Tradicional" (1980)
  • Introduzido no "Blues Hall of Fame" (1989)
  • Proclamado o dia 3 de Fevereiro como o "Robert Lockwood Day" (1996)
  • Nomeada a "Robert Lockwood, Jr. Way" em um distrito de Cleveland (1997)
  • Introduzido ao "Delta Blues Hall of Fame" (1998)
  • W.C. Handy Awards pelo álbum Delta Crossroads na categoria "Melhor Álbum de Blues Tradicional" (2001)
  • Recebe o título de "Doctor of Music" da Universidade Estadual de Cleveland (2002)
Fica aqui então uma homenagem do Blues Masters a esse grande mestre que foi Robert Lockwood, Jr. Que sua música esteja sempre presente entre os amantes do Blues... Thank You Robert !

Fontes:
Foto:
Scott Allen (2002) em M.C. Records

Nenhum comentário: