quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Blues Anthology Volume 1 - JOHN LEE HOOKER - Plays & Sings The Blues

O primeiro álbum da série Blues Anthology apresenta o álbum “Plays & Sings The Blues” de John Lee Hooker em 12 faixas gravadas entre 1951-52.
O grande “Rei do Boogie” precisa apenas de uma guitarra e um elemento importante para sua performance: seu pé marcando o ritmo no chão de madeira do estúdio, empregando a marcação e o ritmo necessário das composições.
O mais marcante do álbum além da excelente voz e da guitarra de Hooker é que o disco todo tem um ambiente simples e descontraído. Próximo do final de “Bluebird” por exemplo, ele tosse sem cerimônias, continua tocando e finaliza a música como se nada tivesse acontecido. O mais interessante é que a gravadora liberava a faixa assim mesmo. A única participação de outro músico além de JLH é de Eddie Kirkland tocando baixo em “Just Me And My Telephone”. Os destaques do álbum ficam para a pulsante “Lonely Boy Boogie”, para versão de “Worried Life Blues”, composição de Big Maceo Marriweather e para “Baby Please Don´t Go” conhecida como composição de Big Joe Williams, mas aqui creditada à McKinley Morganfield, ou seja, Muddy Waters.
Um grande álbum, de uma grande fase de Hooker que ao longo da carreira tocou com os mais talentosos músicos de Blues e Rock, mas aqui não precisou mais do que voz , guitarra e sua inseparável batida com os pés.

‘Track List’

01- The Journey
02- I Don´t Want Your Money Baby
03- Hey, Baby
04- Mad Man Blues
05- Bluebird
06- Worried Life Blues
07- Apologize
08- Lonely Boy Boogie
09- Please Don´t Go
10- Dreamin´ Blues
11- Hey Boogie
12- Just Me And My Telephone

Mais sobre John Lee Hooker



Nenhum comentário: