quinta-feira, 5 de julho de 2007

ERJA LYYTINEN - Parte 1 - Biografia

A finlandesa Erja Lyytinen vem conquistando cada vez mais a cena musical internacional e isso é merecido. Além de compor e cantar, Lyytinen toca (e muito !) guitarra e tem uma técnica de slide impecável. Está entre os quatro melhores do instrumento em seu país e sem dúvida podemos considerá-la a melhor guitarrista slide da Europa no momento. Ela nasceu em Kuopio, uma pequena cidade da Finlândia em uma família musical - sua mãe toca contra-baixo e seu pai é guitarrista. Como se não bastasse ser uma garota que tocava guitarra, Erja se apaixonou pelo Blues. Nesse caso, a família de músicos não poderiam ensiná-la o principal para ser bem sucedida dentro do gênero: o ‘feeling’ ! Ela foi buscar esse ‘detalhe’ nos velhos discos e se apaixonou pela música de Ray Charles, Koko Taylor, Bonnie Raitt , Elmore James, Muddy Waters e muitos outros. Unindo todas essas influências com sua técnica aprimorada de guitarra, o caminho de Erja não poderia ser outro.
Em 2001, gravou e produziu o álbum "Attention"(Bluelight Records) juntamente com seu amigo e guitarrista Davide Floreno. O trabalho foi lançado no ano seguinte e teve boa repercussão. O segundo álbum de Erja, "Wildflower", que ela também co-produziu, foi oficialmente lançado em Junho de 2003 em um dos maiores festivais da Finlândia, Puistoblues, onde abriu shows para Koko Taylor e Bonnie Raitt. O álbum se destaca por conter apenas composições de Lyytinen e Floreno. Em 2005, ainda pela Bluelight Records, repete a parceria com Davide e lança "It's A Blessing". No mesmo ano assina com a Ruf Records (Alemanha) e imediatamente foi aos EUA para colaborar em um projeto com os artistas de Blues Inglês Ian Parker e Aynsley Lister. O resultado, o álbum "Pilgrimage", foi um enorme sucesso e levou-os a turnês nos EUA e Europa, assim como à gravação do DVD "Blues Caravan 2006 - The New Generation". Uma das canções que Lyytinen escreveu para as sessões de Pilgrimage, “Dreamland Blues”, também apareceu no CD "Blues Guitar Women" compilado pela premiada artista de Blues canadense, Sue Foley. Erja retornou aos EUA em 2006 para gravar seu primeiro álbum solo pela Ruf Records, "Dreamland Blues", tendo no time de músicos David e Kinney Kimbrough (filhos do falecido e lendário músico do Mississippi, Junior Kimbrough). O último CD de Lyytinen vai fundo na sonoridade do blues e ela ainda integra diversas influências como o jazz, pop, R&B e country em suas composições. No momento, Erja cumpre uma agenda bem movimentada de shows pela Europa.
Erja Lyytinen conta mais detalhes sobre a experiência de gravar no Mississipi, turnês, sua carreira e muito mais em entrevista exclusiva concedida ao Blues Masters que será publicada em breve !

Mais informações:

Conheça a música de Erja:
* You Talk Dirty - Live at Rauma Winterblues (2006)
* Dust My Broom - Live at Rauma Winterblues (2006)

Banda:
Erja Lyytinen - vocals, guitar, slideguitar
Davide Floreno - guitars
Rami Eskelinen - drums
Iiro Kautto - bass
Créditos:
Fotos: (1) Janet Calderbank, (2) Kaj Lindqvist, (3) Divulgação Dreamland Blues, (4) Klaas Guchelaar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).