terça-feira, 11 de novembro de 2008

7° Cesma in Blues - Resenha do Show

Nosso amigo Willian Araújo do blog Opinião Oposta foi conferir mais uma vez o Festival Cesma in Blues que acontece em Santa Maria/RS e que chegou a sua 7ª edição. Abaixo a resenha de Willian desse que já é um dos mais tradicionais eventos de blues do país.

No último sábado, dia 7 de novembro, aconteceu o 7° Cesma in Blues, um dos maiores festivais de blues do Rio Grande do Sul. Depois de uma edição repleta de grandes nomes do blues nacional (Big Joe Manfra, Jefferson Gonçalvez e Blues Power Trio) e internacional (o americano Peter Mad Cat), a 7° edição do festival apresentou atrações não tão ‘famosas’. Entretanto, o festival não perdeu em qualidade. Para este ano foram selecionados quatro atrações: O gaitista Robson Fernandes (São Paulo), a banda Beale Street (Rio de Janeiro), Décio Caetano Blues Band e o representante local Celso Streit, que foi acompanhado de Zé Everton (bateria) e Cantídio La Maison (Baixo).

Em um ambiente sombrio como um blues de Robert Johnson, mas com uma decoração muito interessante, subiram ao palco para iniciar a noite os representantes locais. O trio comandado por Celso Streit apresentou um blues consistente e com uma pegada forte ao estilo de Stevie Ray Vaughan. Entre alguns covers, o trio apresentou duas músicas próprias: “A fé” e “A luz”.

Depois de um bom início com o trio local, o nível foi mantido pelos paranaenses da Décio Caetano Blues Band. Com uma bela guitarra semi-acústica, Décio Caetano mostrou toda a sua virtuose com o instrumento. Na seqüência subiram ao palco os cariocas da Beale Street. Acredito que tenha sido o ponto alto da noite. Com uma empatia grande com o publico os três cariocas apresentaram alguns covers e seus sons próprios, característico blues carioca. Foi durante uma de suas músicas que o guitarrista e o baixista da banda desceram do palco e foram para o meio do público. Andaram por todo o salão como se cumprimentassem cada pessoa que estava lá, sem parar de tocar.

O público presenteou a simpatia dos cariocas com uma enorme salva de palmas. Bom, é neste ponto que podemos encontrar o ponto baixo da noite: a presença do público. Posso dizer que havia 60% da lotação total do salão. Um festival com esta amplitude merecia casa lotada.

Para fechar a noite, foi ao palco um dos maiores gaitistas de blues do Brasil, Robson Fernandes. Com uma ótima apresentação, como se verifica em seus álbuns, Fernandes arrematou a atenção do publico que apesar do adiantado da hora, só saiu no final da sua apresentação.

Com ótimas atrações, ambiente de extremo bom gosto e preço baixo, o Cesma in Blues é, para mim, uma das atividades mais esperadas do cenário cultural do Rio Grande do Sul.


Texto: Willian Araújo (Santa Maria/RS).

Fotos: (1) Celso Streit; (2) Robson Fernandes (por Jefferson Dornelles).

Um comentário:

paulo teixeira disse...

Willian, agradecemos tuas observaçoes e elogios que fazem com que o Cesma in Blues siga sua trajetória e assuma seu lugar em definitivo no cenário nacional. A pequena participação de público pode ser creditada a alguns fatores importantes e caracterísiticos de Santa Maria, os quais já diagnosticamos. Novidades virão junto com o próximo ano, entre elas a criação de um site do evento, do qual já te convido para fazer parte como colaborador. Uma hora precisamos tomar um café e conversar. Um abraço, paulo teixeira, coordenador do cesma in blues