quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Pedras Que Rolam Não Criam Limo - Parte Final Pedras Que Ainda Rolam...

Nessa última parte gostaria de destacar 3 bluseiros que ainda estão na ativa, ou seja, são algumas das pedras que ainda rolam... O mais conhecido de todos é B.B. King(1925). O velho Rei continua tocando sua inseparável Lucille. É claro que com 81 anos ele se apresenta menos do que de costume e normalmente sentado, o que não prejudica em nada, levando em conta que a voz, a guitarra e o carisma de King não mudaram. Vale lembrar também que se tratando do artista de Blues mais bem sucedido de todos os tempos e com uma vida a muito tempo relativamente confortável, podemos chegar a conclusão que um homem de 81 anos não estaria na estrada somente por dinheiro. Ele continua vivo e na estrada por prazer, senão talvez não estaria. Da escola de B.B. King e do Chicago Blues, podemos citar Buddy Guy(1936), outro bem sucedido músico de Blues que se mantem gravando e excursionando. Mais um caso onde o dinheiro se mostra secundário, afinal, Guy mantém investimentos em Chicago sendo o principal deles o Buddy Guy´s Legends, uma das mais bem sucedidas casas de Blues, sendo hoje passagem obrigatória para fãs de Blues que moram ou visitam a cidade. Outro bluesman na ativa é John Hammond Jr(1942). Filho de John Hammond (produtor que descobriu e ajudou Bessie Smith, Billie Holiday, entre outros), Jr é uma verdadeira autoridade no estilo e é um dos principais divulgadores do som do Sul profundo da atualidade. E falando em Sul profundo, citarei (mais uma vez) David “Honeyboy” Edwards(1915) como o caso mais interessante se tratando de um homem de 91 anos ! Pude presenciar uma apresentação sua e garanto que toca com prazer e sentimento. Além de ser a última fera do "pre-war" do Mississipi vivo e ainda por cima na ativa.
E depois de escrever as três partes desse assunto tenho cada vez mais certeza de que pedras que rolam não criam limo... Esse será o lema desse blog, não parar nunca !
OBS: na foto: B.B. King e Buddy Guy com Eric Clapton (2005).(From Wikipedia)

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