terça-feira, 10 de outubro de 2006

Alegria e Tradição: o apimentado ZYDECO !

Sempre escrevo aqui sobre Blues, é claro, mas não posso esquecer dos filhos que ele gerou. Por esse motivo resolvi falar do Zydeco. Zydeco é uma forma de música popular, originada no começo do século 20 entre os povos Creole do sudoeste da Louisiana e influenciado pela música dos Cajuns* baseada nas tradições Afro-americanas, Blues e R&B que é dominada pelo acordeon de tecla ou do piano e pela washboard (tábua de lavar roupa). Outros instrumentos incluem a guitarra, o contra-baixo e bateria. Os temas rurais e as condições econômicas prevalecem nos títulos, nas letras e nos vocais com estilo Blues sem perder a alegria e o ritmo dançante. É música obrigatória nas festas tradicionais da Louisiana. Para ilustrar melhor aos brasileiros, podemos comparar a história do Zydeco semelhante a tradição do Forró primitivo do nordeste brasileiro e as tradicionais Festas Juninas . Amede Ardoin fez as primeiras gravações que se tem notícia do estilo em 1928. O Zydeco chegou ao grande público em meados dos anos 50, com os músicos Clifton Chenier e de Boozoo Chavis, criadores então do Zydeco moderno. Clifton Chenier transformou-se na primeira e principal estrela do Zydeco é para o estilo o que Muddy Waters é para o Blues: um músico que modificou e levou um estilo de música de raiz ao grande público sem perder sua origem. Ao longo dos anos o gênero foi revelando ótimos músicos, principalmente nas décadas de 80 e 90. O principal deles é Buckwheat Zydeco. Todos esses músicos aprenderam a lição de Chenier: inovar, adicionando outros instrumentos e ritmos sem perder a essência.

* O Cajuns (palavra originada de Acadian) é um grupo étnico formado por povos radicados no interior da Louisiana e que se comunicam muitas vezes através de um dialeto com forte influência do francês (muitas músicas de Zydeco são cantadas nesse idioma). Hoje o Cajuns compõe uma parcela significativa da população do Sul da Louisiana, e exerce um forte impacto no estado. O Cajuns foi reconhecido oficialmente pelo governo dos EUA como um grupo étnico nacional em 1980. A culinária Cajun também se destaca na cultura norte-americana. Arroz, vegetais, grãos e temperos como pimenta(em abundância !!) e cebola são ingredientes indispensáveis na autêntica comida Cajun, assim como lagostas, camarões, etc.
Foto: músicos de Zydeco por volta de 1938.(from Wikipedia)
Abaixo alguns links para se conhecer mais sobre o Zydeco e a cultura Cajun:

7 comentários:

João Voador disse...

...VALEU BRO, BELO POST, PARABÉNS

Anônimo disse...

Enhorabuena por el blog, el blues no morira si todos lo mantenemos vivo

Marcus Mikhail disse...

Gracias Amigo !!!!

Abraços

Marcus Mikhail

Tiago Souza disse...

Olá, tomei conhecimento desse blog hoje em um link de um blog com álbuns de blues para baixar...

Acabei por ler diversos textos e gostei bastante, sou fã do genero blues em geral.

Continue com os textos colega!

Um abraço, paz e sucesso!

Marcus Mikhail disse...

Obrigado Tiago,

Faço o possível para escrever textos interessantes. Fique ligado que vem mais por aí...

um braço

Marcus Mikhail

João Voador disse...

fala Marcão, beleza?
seguinte tenho um disco que gostaria de compartilhar, trata-se da Cajun Music, muito bom, como faço pra postar no seu blog.
abraço

Joao Voador

Anônimo disse...

Parabens + 1 vez...Clifton Chenier é uma lenda, seu filho CJ Chenier tb é muito bom, embora + contemporâneo.

Abraço

Dico