terça-feira, 12 de dezembro de 2006

BUDDY GUY & JR. WELLS - Live in Montreux (1978)

Pretendo com este artigo iniciar uma série de comentários de álbuns que considero essenciais em qualquer coleção de fãs de Blues.
Escolhi esse ao vivo de Buddy Guy e Jr. Wells por se tratar de um disco praticamente perfeito, tanto no repertório quanto na sua execução. A banda que acompanha a dupla é composta "somente" por Jimmy Johnson (guitarra), Dave Myers (baixo) e Odie Payne(bateria).
O disco, gravado em 9 de Julho de 1978, começa com Buddy e banda tocando "One Room Country Shack", "The Things That I Used To Do" e "Every Day I Have The Blues". Em "Every Day...", o destaque fica para a guitarra base de Johnson, talvez a sua melhor participação no show. Até esse momento, nem sinal de Wells... Mas quando chega o momento de "Driving Wheel", ele aparece com seu estilo inconfundível de cantar e um solo de gaita simples, porém belo. Essa música merece destaque também pela participação de Odie Payne. Um baterista vigoroso, que procura durante toda a música variar nos intervalos das frases, enriquecendo esse blues lento. Começa então um desfile de clássicos, com a influência de Sonny Boy Williamson II sempre marcando presença na excelente performance de Jr. Wells. E enquanto sua gaita e sua voz, alegres e com muito feeling continuam mantendo o bom andamento do show, Guy aparece em solos fulminantes como em "Messing With The Kid" e na ótima versão de "Hideaway" (de Freddy King). Eu precisaria de muito mais espaço para poder descrever melhor esse show. Uma dupla muito entrosada, uma banda fantástica e uma qualidade de gravação nem sempre comum em álbuns ao vivo. Quem tem ou já escutou esse disco sabe do que estou falando... A capa apresentada acima, não é a mesma do LP no qual escuto nesse momento e sim da edição em CD que contém 4 faixas não liberadas anteriormente. Acredito que a versão brasileira seja a mesma lançada na França pelo selo Black & Blue.
'Track List'
01- One Room Country Shack
02- The Things That I Used To Do
03- Everyday I Have The Blues
04- Driving Wheel
05- Help Me
06- Come On In This House
07- Messing With The Kid
08- Somebody's Got To Go
09- Everything Gonna Be Alright
10- Got My Mojo Working
11- Hideaway
Mais informações sobre os artistas:
Assista:

3 comentários:

Anônimo disse...

Junior e Buddy são, ao lado de Brownie McGhee e Sonny Terry, a melhor parceria do Blues.

Snow

Anônimo disse...

Posta esse album prá gente.....
POR FAVOR...seu blog é espetacular !!!!!!!!!!!!!
Loyola

Unknown disse...

Loyola, eu só tenho esse álbum em vinil mesmo... mas assim que eu puder passa-lo para mp3 vou disponibilizar.

abraços

Marcus