domingo, 3 de dezembro de 2006

FRED BELOW: As Baquetas de Chicago

No Blues sempre se destacam os guitarristas, gaitistas, vocalistas e ainda os pianistas. Claro que esse destaque se deve ao fato de normalmente serem os compositores de suas canções com destaque para seu instrumento. Mas podemos ter uma certeza: grande parte desses artistas precisaram de uma competente banda de apoio para desfilar seu talento.
Nascido em Chicago em 16 de Setembro de 1926, Fred Below foi um desses importantes músicos de apoio de grandes nomes do Blues. Baterista técnico e talentoso, foi muito requisitado durante toda sua carreira. Iniciou suas atividades musicais tocando Be Bop, participando inclusive da banda do Exército. Quando voltou do serviço militar, o Blues estava conquistando cada vez mais espaço nos clubes de Chicago. Elgin Evans, baterista de Muddy Waters, apresentou-o a Junior Wells, Louis e Dave Myers, iniciando assim suas atividades no Blues com os The Four Aces. Quando o gaitista Little Walter deixou a banda de Muddy Waters, Junior Wells foi seu substituto. Imediatamente Walter se juntou a Fred Below e os irmãos Myers e deixaram o nome Four Aces de lado para se tornarem os Jukes (em alusão a música instrumental de Walter que fazia enorme sucesso na época). Começou a desenvolver um estilo elegante de tocar, proveniente da experiência com o Jazz. Participou das mais importantes gravações de Little Walter. Todos os grandes músicos passaram a admirá-lo e faziam questão de gravar com ele. Para se ter uma idéia, em pouco tempo gravou com Muddy Waters, Elmore James, Chuck Berry, Sonny Boy Wiliiamson e Otis Rush ! Quer mais ? Ok.. Emprestou suas batidas ainda para Willie Dixon, Dinah Washington, Buddy Guy, Junior Wells, Howlin’ Wolf e muitos outros. Tornou-se músico de apoio para muitos artistas em muitos festivais e obrigatório nas sessões de gravações nos estúdios da Chess Records. Em alguns shows, os artistas se revezavam no palco, trocando guitarristas, pianistas e baixistas, mas Below permanecia lá até o fim das apresentações. Sua técnica consistia em estilos diferentes de conduzir o chimbal e as variações sobre os ton-tons. Era preciso tanto nas músicas lentas como nas mais rápidas, improvisando bastante enquanto os outros músicos solavam seus instrumentos ou cantavam. Alguns dos maiores clássicos de todos os tempos tem a bateria de Below, como por exemplo: Roll Over Beethoven, Rock´n´Roll Music e Rellin´ And Rockin´de Chuck Berry. Com esse currículo impecável devemos ainda levar em consideração que além de tocar com os grandes mestres do estilo, as bandas em que fazia parte eram compostas pelos mais diversos talentos como: Robert Lockwood Jr, Willie Dixon, Otis Spann, Lafayete Lake, Johnny Johnson, Jimmy Rogers, Luther Tucker e mais um número incontável de músicos.
Fred Below é um músico relativamente esquecido por trás dos grandes mestres do estilo. Mas, sem sua marca, os clássicos do Blues e do Rock que conhecemos talvez teriam outra sonoridade. O baterista morreu em 13 de Agosto de 1988, na mesma Chicago que o revelou para a música. Em outra oportunidade publicarei um artigo sobre Odie Payne, Francis Clay e Elgin Evans, outros grandes bateristas do Blues urbano.

Assista 3 vídeos de Fred Below com:

Otis Rush, Bo Diddley, Billy Boy Arnold

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela homenagem. Abraço, Snow

Anônimo disse...

Tenho uma foto do Fred Below aqui em casa que ele tá a fuça do comediante Martin Lawrence. Vou ver se subo pra web.
Outro baterista de blues que adoro é o Ted Harvey. Na verdade o Ted não teve toda essa importância, mas é o meu preferido pela capacidade de "encher" o som. :)

Abraços