quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

IKE TURNER (1931-2007)

Ike Turner faleceu ontem (12/12), aos 76 anos, pela manhã em sua residência em San Marcos, Califórnia.
O músico nascido no Mississippi em 1931, ficou mundialmente conhecido pela dupla que formou ao lado de Tina Turner e pelo conturbado casamento com a cantora. Quando se fala em Ike & Tina Turner, sempre lembramos dos espancamentos em que Tina declarou que era submetida e do vício em drogas de Ike. Infelizmente, devido a esses escândalos envolvendo o casal, a importância da dupla para a soul music e o blues sempre ficou em segundo plano.
Questões pessoais a parte, ambos sempre desempenharam suas habilidades musicais com extremo talento e Ike era um músico e 'entertainer' completo. Era um brilhante guitarrista, compositor, arranjador, 'bandleader' e também um ótimo pianista. O piano ele começou a praticar ainda garoto e teve como mestre o lendário
Pinetop Perkins.
A carreira de Ike Turner não se resume apenas na dupla com sua ex-esposa ou sua carreira solo. Ele também pode ser considerado o responsável por dar início a carreiras de músicos
B.B. King, Little Milton, Howlin' Wolf, Elmore James, e, claro, Tina Turner. Ike ainda carregava o crédito de ter realizado a primeira gravação de Rock'n'Roll, Rocket 88, em 1951. Ganhou um Grammy® em 2006 na categoria de Traditional Blues.
Tive o prazer de assistir um show de Ike Turner em 1998, durante a inauguração do Sesc Santo Amaro em São Paulo e o que vi foi uma apresentação com muita energia e grandes clássicos do soul e blues.
Agradeço alguns detalhes encaminhados pelo gaitista Bob Corritore que sempre compartilha as informações que recebe com outros músicos e fãs de blues.
Abaixo alguns momentos em áudio de vídeo de Ike Turner com Tina ou em carreira solo.

IKE & TINA TURNER - My Babe


IKE TURNER - Prancin


IKE TURNER - Big Fat Mama (do último álbum Rising With The Blues)


IKE & TINA TURNER - Pround Mary


IKE TURNER & THE KINGS OF RHYTHM

2 comentários:

Little Thin Jones disse...

Estamos cada vez mais órfãos daqueles que foram pioneiros e revolucionaram a música. Felizmente eles nos deixam suas obras, que são e continuarão sendo inspiração para muitos.
Quem resta? Buddy Guy, B.B. King, Honeyboy Edwards, Magic Slim?

Que Deus o tenha. Ou o outro...

Little Thin Jones
www.blueseveryday.blogspot.com

Roberto Terremoto BluesMan disse...

Suas músicas ainda são atuais.....
uma perda grande.

Paz,
Terremoto