terça-feira, 3 de junho de 2008

BO DIDDLEY - RIP (1928 - 2008)

"Um dos pais fundadores do rock'n'roll deixou o edifício que ajudou a construir".

Com essas palavras que foi divulgado um comunicado oficial noticiando que o mundo do rock e do blues perdeu Bo Diddley. O músico de 79 anos foi vítima de em ataque cardíaco ontem (02/06) em sua casa na Flórida, EUA. O músico estava debilitado após ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) durante uma apresentação em 2007. Considerado um dos mais influentes músicos de todos os tempos, Diddley mudou o rumo do rock com suas batidas tribais empregou um ritmo alucinante à suas composições e inseriu instrumentos não comuns ao blues e efeitos até então nunca utilizados por guitarristas. A guitarra de Diddley foi sempre um caso a parte com seu formato retangular cheia de botões e com a frase "Turbo 5 Speed".
Diddley foi um dos músicos negros que já tocavam rock'n'roll antes mesmo do estilo ser chamado por esse nome. Ao lado de Chuck Berry, Little Richard e Ike Turner, fundou as bases do rock modificando o blues. Sua música influenciou diretamento músicos do calibre de Buddy Holly, Rolling Stones, Yardbirds, The Animals e U2.
Assisti a um show de Bo Diddley no Blues Festival de São Paulo em 1990 e o que presenciei foi um dos mais pulsantes shows que um músico (com quase 62 anos na época) poderia apresentar. Entre tantas atrações em 5 dias de festival, Diddley foi um dos mais celebrados e comentados. Cantou, tocou guitarra, bateria e não deixou o público parado. Um verdadeiro showman.
Particularmente, considero Bo Diddley o mais criativo músico dos anos 50 ao lado de Buddy Holly e para homenageá-lo inclui neste post alguns vídeos do mestre.
Clique aqui e leia o que já foi publicado sobre Diddley no Blues Masters.



HEY BO DIDDLEY


BO DIDDLEY


ROADRUNNER


YOU CAN JUDGE A BOOK BY THE COVER

2 comentários:

Marceleza Bottleneck disse...

Infelizmente mais um se foi, por outro lado, ele nos deixa um pouco de sua alma nos registros de seus albúns. Descanse em paz.

Anônimo disse...

Go Bo Diddley!

Oh Bo Diddley
Yeah Bo Diddley
Yeah Bo Diddley
Yeah Bo Diddley...

RIP, Bo!