terça-feira, 16 de dezembro de 2008

------------- PAUL RODGERS Especial ------------- ------------------- Parte I - FREE -------------------

Paul Rodgers faz hoje, 17/12/2008, 59 anos. Bem que eu poderia esperar mais um ano e fazer esse especial para o sexagenário Rodgers, mas seria muito óbvio e também estaria mais distante de sua recente passagem pelo Brasil junto com membros do Queen . Ao longo das próximas semanas farei pequenos artigos sobre cada fase da carreira de Rodgers que sempre teve no blues e no soul suas principais influências. Na parte I, a banda Free, onde gravou seu primeiro disco com apenas 19 anos.

Paul Rodgers, nasceu em Middlesborough, Inglaterra. Foi nada mais nada menos que fundador das lendárias bandas Free, Bad Company, The Firm , The Law, além de uma equilibrada carreira solo e mais recentemente acompanhando o Queen.
Ainda garoto partiu para Londres com a banda Roadrunners e mais tarde faria parte da banda Brown Sugar. Foi nessa última que chamou atenção do também jovem guitarrista Paul Kossoff (1950-1976). Logo depois conheceu o baixista Andy Fraser e o baterista Simon Kirke fundando o Free, uma das mais importantes bandas do final da década de 1960 e início de 1970.
O Free ganhou fama principalmente após sua apresentação no Festival da Ilha de Wright em 1970, tocando para cerca de 600.000 pessoas e conseguindo destaque ao lado de grupos como The Who e Jimi Hendrix.
Além dos membros originais, participaram da formação do Free músicos como Tetsu Yamauchi (baixo), John "Rabbit" Bundrick (teclados) e Wendell Richardson (guitarra), todos na última formação após problemas de saúde e repentina saída de Paul Kossoff.
Após a turnê de lançamento do álbum "Heartbreaker" a banda se separa. Seria o pontapé inicial para o nascimento de uma das mais importantes bandas de Hard Rock dos anos 70, o Bad Company .
Paul Kossoff faleceu em 1976. Foi encontrado morto no banheiro de um avião. A causa da morte foi parada cardíaca por overdose de heroína. Tinha apenas 26 anos.

Discografia:

- Tons of Sobs (1968);

- Free (1969);

- Fire And Water (1970);

- Highway (1970);

- Free At Last (1972);

- Heartbreaker (1973).

Abaixo algumas músicas da discografia da banda. Destaque para o vídeo da música "Heartbreaker" ao vivo em um show no Japão, onde Paul Rodgers assumiu também a guitarra após a saída repentina de Paul Kossoff. A qualidade do vídeo deixa a desejar, mas podemos sentir o feelin' do grupo. Espero que esse show seja lançado em DVD com melhor qualidade.
Outra curiosidade é a música "Mr. Big" que quase duas décadas depois de seu lançamento deu nome à uma banda de Hard Rock.





ALL RIGHT NOW (1970)


FIRE AND WATER (1970)


HEARTBREAKER (1972)


Na próxima parte a banda BAD COMPANY.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso é que é pesquisa! Já cantei muito FREE na minha juventude nas bandas G.O.D(Good Old Days) e na DELTA BRASIL no Rio. Tenho dois vídeos do FREE cuja qualidade deixa a desejar também.
Teu blog como sempre arrebenta!
Luiz
DELTA BLUES BAND

Unknown disse...

Obrigado Luiz!

Aguarde a parte 2 com o Bad Company!

Abraços!

Roberto Terremoto BluesMan disse...

Man,

Que bom ler matérias novas.

Paz e Blues,
Terremoto