domingo, 11 de setembro de 2011

DAVID "HONEYBOY" EDWARDS (1915-2011)

Recentemente o mundo do blues perdeu o último representante legítimo do chamado "delta blues".
David "Honeyboy" Edwards, a última lenda do blues rural morreu em 29 de Agosto aos 96 anos de idade.

Suas últimas apresentações foram em 16 e 17 de Abril deste ano em Clarksdale, Mississippi. Há poucas semanas, Edwards havia anunciado sua aposentadoria, terminando assim com sua agenda que até 2008 chegava a cerca de 100 apresentações por ano. E a partir de 2009, cerca de 70 shows anuais.
Considerando a idade do músico, podemos levar como exemplo sua dedicação e disposição para trabalhar e manter viva uma tradição cada vez mais esquecidas pelo seu próprio povo.

Encontrei Honeyboy Edwards em 2006, após sua apresentação no Teatro Popular do SESI em São Paulo.Quem quiser saber mais acesse o post aqui. Muito simpático, Honeyboy além de grande músico era um grande contador de histórias.
Esse encontro rendeu um dos primeiros posts do blog e muita motivação para divulgar e tratar com respeito merecido alguns músicos de blues esquecidos ou desconhecidos do grande público.

Ao ver Edwards, na época com 91 anos, como o último representante vivo do puro blues rural imortalizado pelas gravações das décadas de 1920 e 1930, percebi que os fãs do gênero deveriam de alguma forma ajudar a divulgar e manter viva a chama do estilo de blues mais autêntico.

Que o exemplo de Edwards seja seguido não só por músicos, mas por todos aqueles que, estando dispostos e com saúde, mantenham as pedras rolando.

Obrigado Honeyboy!

Honeyboy Edwards retratado por Earl Klatzel.

Alguns vídeos :








Última apresentação:




Foto topo: Tom Pich.

Um comentário:

Rock Roger disse...

verdadeiro bluesman..da geraçao de robert johnson..