quarta-feira, 14 de novembro de 2007

ZANATA & BLUES TRIO

ZANATA 
Sempre que falamos do blues surgido no Rio de Janeiro, lembramos dos pioneiros do estilo no Brasil. Porém, mais importante ainda é destacar que o blues carioca não vive apenas dessa imagem. As novidades estão sempre presentes nos mais diversos eventos e locais para apresentações, com destaque para o que acontece na Banca do Blues. Renato Zanata e seu Blues Trio é uma dessas agradáveis novidades. Mas Zanata não é iniciante no cenário musical e antes de se dedicar ao blues também trabalhou em diversos projetos relacionados à MPB. Ultimamente vem divulgando seu trabalho cada vez mais, aproveitando a internet como principal veículo, além dos palcos. Foi depois de escutar o (ótimo) disco "Frampton Comes Alive" de Peter Frampton em 1976 que Zanata se interessou e começou a tocar guitarra. Conhecendo o som de B.B.King, Albert Collins e Stevie Ray Vaughan, ele entrou definitivamente no blues. Já acompanhou e dividiu o palco com músicos do calibre de Big Gilson (Big Allanbik), Otávio Rocha (Blues Etílicos), Maurício Sahady(Atlântico Blues), Ricardo Giesta e ainda o gaitista Jefferson Gonçalves .
Renato Zanata, também participou como convidado especial do guitarrista Victor Biglione, no projeto “Tributo a Jimi Hendrix”em 2003, e também integrou uma 'seleção de bluseiros' no Festival, “Blues Time in Itaipu”, organizado pelo selo Blues Time Records em 2005.
O guitarrista Zanata, registrou seu trabalho como músico de blues no EP “Alma Blues”, lançado em Julho de 2006, contando com a participação especialíssima do bluesman Big Gilson, onde valorizou canções autorais inspiradas no feeling e nos 'solos com alma' dos grandes mestres. “Pagando Pra Ver”, a faixa 2 do EP, foi classificada para integrar a primeira coletânea de bandas do selo Café Etílico em 2005. O guitarrista é ainda o idealizador e produtor do “Niterói de Alma Blues Festival”, que caminha para sua 4º edição, em novembro (acompanhe em breve divulgação aqui no Blues Masters). Nesta edição do festival, a Zanata & Blues Trio, contará na primeira noite do festival, dia 28 de novembro, com o pandeiro do músico Pedro Lima (Maracatu Brasil e orquestra Pandemônio) na música “Raízes” e na versão da banda para “Quem Me Olha Só”, composição de Frejat e Arnaldo Antunes.
Na última semana, a revista Guitar Player (Brasil), edição de novembro, publicou um artigo sobre Zanata na seção "Sobe o Som"(pág. 40). Mais um merecido veículo de divulgação de seu trabalho, considerando a Guitar Player uma das mais importantes e respeitadas publicações sobre guitarristas no mundo.

Força ao Zanata & Blues Trio e sua dedicação ao blues em geral!

Zanata & Blues Trio:
*Renato Zanata – guitarra e vocal;
*Ronaldo Cabral – baixo;
*Fernando Dias – bateria;
*Marvin Foster – guitarra.

Para escutar as músicas do EP "Alma Blues" acesse:
Zanata & Blues Trio no MySpace


Mais Informações:
Website
e-mail de contato

Um comentário:

Edu Soliani disse...

Zanata merece todo destaque possível. Além de excelente músico tem Alma Blues.
Go, Zanata, Go!!!!!