domingo, 20 de agosto de 2006

O que é "Black Cat Bone" ?

É comum no Blues escutarmos expressões como: Mojo, Black Cat Bone, Hoochie Coochie, John The Conqueror, Seventh Son e muitas outras. A grande maioria dessas expressões apresentam significado relacionado a magia e o poder que ela pode trazer a uma pessoa para torna-la desejada, invencível, ou seja , de “corpo fechado”. Esse tipo de crença por mais que pareça estranho, habitava e ainda habita normalmente as pessoas que nasceram e cresceram especialmente no Sul dos EUA. Algo similar ao que acontece nos segmentos religiosos de origem africana presentes no Brasil com a realização de oferendas, confecção de patuás, e outros objetos de proteção maior. Acreditar ou julgar uma crença como verdadeira ou falsa não é o objetivo aqui e sim explicar o porque do uso dessas expressões que normalmente colaboram para um ar misterioso nas músicas.
Com o tempo irei escrever sobre esses costumes tão cantados no Blues. Segundo as tradições:

Você deve ir a um cemitério em uma noite de trovões e relâmpagos. Coloque um gato preto em uma bacia com água fervente e retire toda carne e pêlos até que tudo esteja no fundo da bacia. Haverá apenas um osso que ficará boiando e esse é seu “Black Cat Bone". Você pode ter certeza que esse osso é o certo. Leve-o para casa e gire-o para trás e para frente sucessivamente através de seus dentes enquanto olha no espelho a meia-noite. Isso vai fazer um som tão agudo que vai quebrar o espelho. Então você conseguiu o poder de Deus e do diabo ao mesmo tempo e nada poderá detê-lo. Ninguém poderá acertar um tiro em você, nem mesmo queimá-lo !! Você poderá ler a mente de um homem como se fosse você mesmo pensando ! Poderá também com um simples estalo dos dedos tirar dinheiro dos bolsos, ou seja, nada poderá pará-lo !

GOSTARIA DE LEMBRAR QUE O TEMA ACIMA FOI PUBLICADO APENAS POR SER ASSUNTO NO BLUES E EXPLICAR SEU SIGNIFICADO. APESAR DE NÃO DUVIDAR DE CRENÇA ALGUMA, ACHO ABSURDO E POUCO PROVÁVEL O RESULTADO ACIMA. O MAIS IMPORTANTE É NÃO TENTAR SEGUIR ESSAS INSTRUÇÕES DE MODO SÉRIO E SABER QUE INDEPENDENTE DE SUA CRENÇA, ESSE PROCEDIMENTO É CRIME !

Na próxima postagem relativa a lendas estarei falando de "MOJO".

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito massa o teu post, sempre quis saber o porque dessas expressões

Só a achei muita sacanagem com o gato coitado...

Unknown disse...

valeu Lauro, tbm achei crueldade, mas faz parte da tradição dos caras..rsss
em breve tem mais curiosidades desse tipo.

um abraço

Marcus Mikhail

Nando40 disse...

Acho que o texto sobre os gatos (que eu tambem ja conhecia e é histórico), não é necessário...Sou um amante dos felinos e tenho 2 gatos pretos aqui no meu apto..E POSSO GARANTIR QUE ELES VIVOS SÃO BEM MELHORES.... o pior é que um texto desse é ate perigoso, porque agente sabe o mundo de imbecis que acrediam nisso e podem até fazer isso ainda hoje...ja que os gatos pretos nao sao bem vistos ainda.. Adoro o seu blog e respeito muito, mas o texto sobre o Black Cat Bone apesar de estar na hisoria não e necessário e não enriquece o blog em nada..

Abração..

Unknown disse...

eu tbm acho que gatos vivos são bem melhores..inclusive são meus animais prediletos e acho essa coisa do osso improvável, mas se tratando de um assunto normalmente citado no Blues, achei interessante comentar. Lamento vc não ter gostado.
Mas por favor, continue opinando e dando sugestões!!

Obrigado !