É comum no Blues escutarmos expressões como: Mojo, Black Cat Bone, Hoochie Coochie, John The Conqueror, Seventh Son e muitas outras. A grande maioria dessas expressões apresentam significado relacionado a magia e o poder que ela pode trazer a uma pessoa para torna-la desejada, invencível, ou seja , de “corpo fechado”. Esse tipo de crença por mais que pareça estranho, habitava e ainda habita normalmente as pessoas que nasceram e cresceram especialmente no Sul dos EUA. Algo similar ao que acontece nos segmentos religiosos de origem africana presentes no Brasil com a realização de oferendas, confecção de patuás, e outros objetos de proteção maior. Acreditar ou julgar uma crença como verdadeira ou falsa não é o objetivo aqui e sim explicar o porque do uso dessas expressões que normalmente colaboram para um ar misterioso nas músicas.
Com o tempo irei escrever sobre esses costumes tão cantados no Blues. Segundo as tradições: Você deve ir a um cemitério em uma noite de trovões e relâmpagos. Coloque um gato preto em uma bacia com água fervente e retire toda carne e pêlos até que tudo esteja no fundo da bacia. Haverá apenas um osso que ficará boiando e esse é seu “Black Cat Bone". Você pode ter certeza que esse osso é o certo. Leve-o para casa e gire-o para trás e para frente sucessivamente através de seus dentes enquanto olha no espelho a meia-noite. Isso vai fazer um som tão agudo que vai quebrar o espelho. Então você conseguiu o poder de Deus e do diabo ao mesmo tempo e nada poderá detê-lo. Ninguém poderá acertar um tiro em você, nem mesmo queimá-lo !! Você poderá ler a mente de um homem como se fosse você mesmo pensando ! Poderá também com um simples estalo dos dedos tirar dinheiro dos bolsos, ou seja, nada poderá pará-lo !
GOSTARIA DE LEMBRAR QUE O TEMA ACIMA FOI PUBLICADO APENAS POR SER ASSUNTO NO BLUES E EXPLICAR SEU SIGNIFICADO. APESAR DE NÃO DUVIDAR DE CRENÇA ALGUMA, ACHO ABSURDO E POUCO PROVÁVEL O RESULTADO ACIMA. O MAIS IMPORTANTE É NÃO TENTAR SEGUIR ESSAS INSTRUÇÕES DE MODO SÉRIO E SABER QUE INDEPENDENTE DE SUA CRENÇA, ESSE PROCEDIMENTO É CRIME !
Na próxima postagem relativa a lendas estarei falando de "MOJO".
4 comentários:
Muito massa o teu post, sempre quis saber o porque dessas expressões
Só a achei muita sacanagem com o gato coitado...
valeu Lauro, tbm achei crueldade, mas faz parte da tradição dos caras..rsss
em breve tem mais curiosidades desse tipo.
um abraço
Marcus Mikhail
Acho que o texto sobre os gatos (que eu tambem ja conhecia e é histórico), não é necessário...Sou um amante dos felinos e tenho 2 gatos pretos aqui no meu apto..E POSSO GARANTIR QUE ELES VIVOS SÃO BEM MELHORES.... o pior é que um texto desse é ate perigoso, porque agente sabe o mundo de imbecis que acrediam nisso e podem até fazer isso ainda hoje...ja que os gatos pretos nao sao bem vistos ainda.. Adoro o seu blog e respeito muito, mas o texto sobre o Black Cat Bone apesar de estar na hisoria não e necessário e não enriquece o blog em nada..
Abração..
eu tbm acho que gatos vivos são bem melhores..inclusive são meus animais prediletos e acho essa coisa do osso improvável, mas se tratando de um assunto normalmente citado no Blues, achei interessante comentar. Lamento vc não ter gostado.
Mas por favor, continue opinando e dando sugestões!!
Obrigado !
Postar um comentário