quinta-feira, 23 de agosto de 2007

HASSE WALLI - Pioneiro do Blues Finlandês

Atualmente podemos considerar Erja Lyytinen e Wentus Blues Band grandes nomes da nova safra de blues na Finlândia. Mas, em um país teoricamente sem tradição no estilo, quem poderia ser considerado um pioneiro ?
Hasse Walli é com certeza o primeiro nome a ser lembrado. Com 59 anos de idade, Hasse ensaiou os primeiros passos na música aos 9, tocando jazz na bateria, hábito que manteve por cerca de 8 anos. A guitarra veio por volta de 1962. Alguns anos depois já se apresentava com a Blues Section, apresentando uma fusão de Clapton e Hendrix em seu estilo de tocar. Algo nada convencional naquela época em seu país. Um duro golpe afastou Hasse dos palcos: ele quebrou o braço esquerdo em um grave acidente de carro. Somente em 1973, após uma segunda cirurgia ele recupera suas habilidades e volta a tocar. Nos anos 70 e 80, permanece na ativa com diversos projetos sempre envolvendo música folclórica finlandesa, rock e blues. Em 1992, completando 40 anos de carreira, vai até Dakar, Senegal, participar de um antigo projeto: "HASSE WALLI & ASAMAAN". No ano seguinte, volta com sua banda na clássica formação de power-trio e desde 2000 vem alternando suas apresentações com trabalhos em estúdio como produtor.
Assista os vídeos e conheça um dos mais importantes pioneiros do blues na Escandinávia. Nas apresentações, Walli é acompanhado por Mikko Vuorela (baixo) e Vesa Aaltonen (bateria).

Foto: Nina Nordin (2002)

Para saber mais sobre Hasse Walli:

Hasse Walli Official Website
Hasse Walli on MySpace

CROSSROADS

KITCHEN SINK BLUES

2 comentários:

Roberto Terremoto BluesMan disse...

Fala Marcus,

Esse cara é muito bom. Só vc pra mostrar estes caras pra nós.

Valeu irmão,
Terremoto

Unknown disse...

Valeu Roberto !

E vem muito mais por aí ! Aguarde.

Abraço